quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Mundo Real - Desapego


Certo dia, um senhor muito rico foi visitar um sábio, cuja residência quase não tinha móveis de tão pobre que era.
Diante a cena o visitante indagou, surpreso:
- Cadê os seus móveis?
A resposta do sábio veio em forma de pergunta:
- E onde estão os seus?
- Ora, ora. Eu estou aqui só de passagem - retrucou o milionário.
- E eu também. Estou aqui apenas de passagem. - respondeu o sábio.

Desapego... Algo difícil de compreender pra nós, presos ao ego humano. Desapego não significa amar menos ou deixar de apreciar as coisas boas da vida. Desapego seria aproveitar as coisas boas da vida sem se prender a elas, saber que nada nesse mundo é definitivo e que ninguém nos pertence, e que a qualquer momento algo inesperado pode acontecer e levar ou afastar coisas ou pessoas com quem nos acostumamos a conviver.

Aprendemos na Luz e nas Sombras, alguns valorizam o que é ganhar porque sabem bem o que é perder, procuram manter a fartura porque já viveram em escassez. Mas quando esse quadro vira, aqueles presos ao que tem sofrem pela perda e esquecem que basta batalhar novamente para reaver tudo que desejar.

Não alcança a Luz quem mantém a mente nas Sombras. Não alcança um nível maior de consciência porque está preso aos apegos terrenos.

Infelizmente sei o quanto é difícil perder alguem amado, seja um falecimento de alguem querido ou um vínculo partido com alguém que se ama. Mas tem coisas que não voltam atrás. Nesses casos o apego é uma das maiores fontes de sofrimento... dor... lagrímas... algumas vezes por nada.
Tristeza é algo normal de acontecer quando se perde algo... Só não a deixe perdurar. Algumas pessoas acham que amar é possuir, e guiado por esse "amor" preferem renunciar a própria felicidade do que renunciar ao outro, assim também impedindo a felicidade de quem se diz amar.

Quando você realmente ama alguém percebe que seu amor é incondicional, e que não importa a circunstância que vocês se encontrem, você apenas quer vê-la feliz, e faria o necessário para fazê-la feliz mesmo que signifique manter-se longe. Mas amor é um tema pra um post futuro...

Como dizem... "Quem ama, Liberta".

Liberte-se... ame primeiramente a si mesmo... e verá que o mundo a sua volta irá se tornar muito mais agradável.


João Topp


Ps.: Tema escolhido pelo meu grande amigo Rodrigo... vulgo Pakito... =]

Ps2.: To demorando muito ultimamente pra atualizar o blog T-T

16 comentários:

Unknown disse...

Ah cara não tens noção do quanto esse post me deu uma força...
Como vc percebeu ando mt apegado a certas coisas(só vc sabe)...e sem duvida esse post me ajudou mt, o processo de desapego é dificil e doloroso cara,mas muitas vezes ele se faz necessário.
Novamente vc me surpreende com sua habilidade...o post ta mt firme =D
Continue assim cara,um Forte Abraço!!

Wiam Sami Daou

Aura Sacra Fames disse...

Como disse uma vez o Dalai-Lama, tenha apenas o que couber na mão. Acho que isso resume muita coisa.

Abraços
aurasacrafames.blogspot.com

Anônimo disse...

Joãão, ficou lindo! Desapego, tristeza, amor... de uma certa forma estarão sempre ligados! Parabéns, você escreve muito bem!
um grande beijo ;*

Realmentelivre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Realmentelivre disse...

Joao, admiro muito sua forma de pensar e de expor suas idéias! O post mais uma vez ficou impecável, continue escrevendo para nossa edificação. Voce é um cara fenomenal!

Anônimo disse...

"Desapego seria aproveitar as coisas boas da vida sem se prender a elas".

preciso disso!

Adriana disse...

É bom saber que existem pessoas como você por aí,conscientes...
Você escreve muito bem . Parabéns pelo blog!

Um grande beijo!

Adriana (aozoratenshi.blogspot.com)

Unknown disse...

Bem...
Definitivamente se tornou a leitura para meu dia a dia.

Acho bacana o lance do desapego..o fato de aprender a lhe dar com isso, me torno espiritualmente mais evoluido quando me desapego ao apegado =D .. que me faça mal que me faça bem.

Valeuuu pelo topico Fufu,,,
teu blog se torna um google pra mim auhahuauhuhauhauha

Abraçao

Shanti.

Regih disse...

"Não alcança a Luz quem mantém a mente nas Sombras. Não alcança um nível maior de consciência porque está preso aos apegos terrenos."

Essa frase pra mim foi a melhor do post ... tpw resgatar-se das sombras pra alcançar um nível de estrutura maior do q se tem...(pelo menos foi isso q quiz dizer pra mim,e isso se transforma verdade pra mim,pra minha vida)

Mais um post perfeito grande Sábio ...

Ti Dolu

=*****

Rachel disse...

Fiquei sem palavras ao ler seu texto (que aliás, está perfeito como sempre), por que qualquer coisa que poderia ser dita sobre ele, você já escreveu. Sempre de forma simples, mas mpecavelmente, completa.

Te adoro!

Um beijão!

Fica na paz!

Gabi Rasma disse...

amei esse post!
e essa frase: alguns valorizam o que é ganhar porque sabem bem o que é perder, procuram manter a fartura porque já viveram em escassez!
teve uma outra parte nu final du post q vc falou du futuro post q eu tb gostei!
xD~
t adoru tiu fufu
saudades!

Anônimo disse...

''Não alcança a Luz quem mantém a mente nas Sombras. Não alcança um nível maior de consciência porque está preso aos apegos terrenos.''
é, desapego é algo dificil de encarar, mas como temos que conviver com isso, o jeito é aceitar..
o texto me ajudou a refletir em algumas coisas aqui...
eu amo a sinceridade das suas palavras meu amor..
e o texto ficou mara (:

amo você ! :**

Unknown disse...

Uau!!!
Eu não sei como você consegue.. mas você me faz chorar!
Eu preciso aprender isso, sabe..

Não tenho mais palavras.. to boba!

Te adoro, muito!


Beijo enoooorme!!

Anônimo disse...

Texto perfeito...
me fez refletir sobre mta coisa ;)
vc escreve mto bem João, ta de parabéns... qdo tiver post novo me fala q kro ler sempre ;D
bjão
te adoro! ;****

Anônimo disse...

Reflita, e remova o comentário.
Cabe somente a ti, saber o quanto vale o apego.
o APEGO é bom, basta a sua necessidade nele.
O APEGO é "MAL" basta lanç-lo ao equecimento.

'Quando aprendemos algo, começamos a errar'

Ps: Se quiser pode manter o comentário, mas poucas pessoas precisam saber disso.

Isabella R. Sarrazin disse...

Olá... O Wiam me recomendou o seu blog e vim aqui dar uma olhada.
Confesso que adorei e me identifiquei muito com os dois temas, "desapego" e "amor", que você abordou nesse último post. Os dois têm tudo a ver com algumas situações que eu passei ultimamente, e ambos relacionados um com o outro. Eu sou uma pessoa que pode te dizer com alguma experiência o quanto esse "desapego" se faz necessário quando não há mais caminhos possíveis... Não digo que não devemos nos apegar às coisas, mas saber recomeçar, reconhecer o valor da vida e não desistir de seguir em frente quando perdê-las.
Afinal, o sofrimento, que vem desse primeiro "apego", é essencial para que aprendamos tudo isso.
Parabéns pelo texto!

Isabella Rolo Sarrazin